Mudar as mudanças, mas sempre com educação

“Não basta querer para mudar o mundo. Querer é fundamental, mas não é suficiente. É preciso também saber querer e aprender a saber. O querer e aprender nos implica num lutar politicamente adequado com táticas coerentes para que nossos sonhossejam realizados com estratégia.”( Paulo Freire 1997.)
É importante que tenhamos força de vontade e iniciativas para saber querer, saber aprender, saber ensinar ou até mesmo saber educar. Não podemos pensar que já sabemos tudo, pois a cada dia aprendemos coisas novas devido às crescentes mudanças em nosso mundo contemporâneo, portanto jamais podemos afirmar que não temos algo novo a aprender.
Estamos presos aos nossos valores e conceitos, e aceitamos as condições que nos oferecem, acreditando ser o melhor que se dá para fazer, mas não da para mudar a nossa história, e o educador deve ter a capacidade de perceber que o seu papel é uma ação política para o desenvolvimento cidadão, e é como Paulo Freire dizia: Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
É muito difícil, mas não impossível, pensarmos em mudar o mundo. Através da filosofia podemos pensar em mudanças, melhorias ou transformações referentes à educação. A filosofia contribui para esclarecer conceitos em um modo de reflexão em relação à educação, uma reflexão racional e crítica às possibilidades da educação, dos meios, das formas como a pedagogia pode acontecer, porque a partir da reflexão é possível se atualizar sempre ou até mesmo inovar, devemos aprender a enxergar o mundo de outra forma, com “outros olhos”. Mas para que isso ocorra, primeiramente é importante e necessário que ocorra mudanças dentro de nós mesmos.
Vamos começar dando as crianças autonomia, dando condição para elas formar sua própria opinião dos fatos. Como educadores temos o dever de ensinar aos nossos alunos o hábito de pensar, analisar e executar, criar indivíduos de opiniões. Devemos ter a convicção de que nossas crianças um dia serão pessoas adultas e fará a diferença na sociedade. A educação é à base de tudo, por isso é necessário ensinar a aprender, para que assim obtenha-se conhecimento para reivindicar os direitos e compreender seus deveres como cidadão perante toda a sociedade que nos rodeia. Que sejamos mediadores do saber, facilitadores da aprendizagem, considerando o ser humano capaz de realizar coisas extraordinárias.
Temos que aprender a conhecer o mundo, entender o senso comum da realidade em que vivemos e perceber que a educação é a principal fonte para vencer e superar essa realidade.Paulo Freire que por sua vez é um grande mestre da educação, em sua teoria nos mostra que a falta de educação é a falha por vários motivos da não realização de nossos sonhos eisso reflete na aplicação para a melhoria da qualidade de ensino do indivíduo.
A educação muda o mundo e a pessoas, pois estamos em constantes transformações e o mundo cada vez mais informatizado. O conhecimento é a forma de uma aprendizagem onde conhecemos o mundo e percebemos a realidade do senso comum e a cultura. Portanto, a educação faz parte de uma sociedade que possui várias culturas e questões sociais. Aeducação define a formação do homem, construindo seu amadurecimento e por consequência, aprimorar suas características e manifestar sua personalidadenuma forma completa ou perfeita.festar sua personalidadenuma forma completa ou perfeita.
Proxima
« Anterior
Anterior
Esta é a página mais antiga
Obrigado pelo seu comentário